Palavra da Missionária Gisele

Palavra da Missionária Gisele

“Toda Autoridade é constituida por Deus” Rom 13,1-2

 

São Paulo deixa claro que toda autoridade é um dom de Deus, é uma função confiada por Deus.

Deus estabelece assim a liderança nescessária para que as pessoas vivam bem.

Todos nós precisamos de liderança, todo sistema precisa de líderes capazes de proporcionar uma vida mais digna às pessoas e o bom funcionamento da sociedade, assim Deus estabeleceu.

Assim Deus também procedeu com seu povo, ao suscitar profetas e líderes, como Moisés, Josué,Salomão, Davi,etc.

Mas então você poderia perguntar: Mas Tiba, se toda autoridade é constituidada por Deus, como afirma São Paulo, por que surgiu o Nazismo, o Comunismo, as formas de governo totalitários e governantes por todo o mundo que promoveram a guerra, a destruição, a fome, a descriminação e a morte?

Por isso precisamos bem interpretar as palavras de Paulo, para não atribuirmos a Deus, as escolhas erradas que os governantes fizeram ou farão.

Deus quis que a autoridade existisse, como estrutura, mas a forma de governar é de responsabilidade do governante que faz escolhas livremente; logo as palavras de São Paulo não podem servir a qualquer tipo de interesse.

Seria covarde demais atribuir a Deus as escolhas erradas de todos os governantes da história.

Ou seria justo atribuir a Deus os feitos de  Adolf Hitler que matou 21 milhões de pessoas!? Ou de Joseph Stalin que matou 43 milhões!? Ou ainda de Mao Tsé-tung que matou 77 milhões de pessoas!?  

A autoridade como cargo hierárquico é costituida por Deus, não seu abuso.

A liderança como posto para tomar decisões é constituida por Deus, mas uma vez ocupando estes postos privilegiados, os líderes tem o dever, a obrigação de fazer a opção pelo bem comum. Não fechemos os olhos, todo líder é em si um ser dotado de liberdade para fazer ou não essa opção pelo bem comum.

Para presidente do Brasil foi eleita a candidata Dilma Rousseff, de forma democrática através do voto livre, por isso nós cristãos temos uma grande responsabilidade, a de rezar a Deus por ela, para que suas escolhas sejam visando este bem comum, o bem de todos, especialmente o dos mais fracos, mais pobres, mais frágeis, protegendo todos desde a concepção até a sua morte natural.

Assim rezamos como em cada Adoração ao Santíssimo Sacramento: “…Derramai as vossas bênçãos…sobre o chefe da Nação e do Estado, e sobre todas as pessoas constituídas em dignidade para que governem com justiça. Dai ao povo brasileiro paz constante e prosperidade completa….